Pesquisar neste blog

Você acredita que os movimentos sociais, de modo geral, podem contribuir para a inclusão social?

segunda-feira, 2 de abril de 2012

O preconceito conta a mulher em uma perspectiva histórica


Há muito tempo que várias regiões do planeta são dominadas por uma comunidade machista e podemos observar que as mulheres são subordinadas aos homens, tendo como obrigação o cuidado com o lar a educação dos filhos.
O preconceito não era executado somente pelos homens, uma vez que dentro deste contexto é possível observar que elas também são capazes de se manifestar contra seu próprio gênero.
Um dos principais motivos para tal manifestação contra a si próprio é que elas são educadas e estimuladas desde a infância a se tornarem donas de casa. Observa-se isso na diferença entre os brinquedos oferecidos aos meninos e às meninas. Para elas são bonecas, fogão de brinquedo, pratinhos e várias coisas que lembre afazeres domésticos, que é o que se atribui às mulheres nesta sociedade machista.
Porém, nem todas elas são conformadas com a superioridade masculina imposta pela sociedade. E através de movimentos feministas foram conquistados maiores valores para as mulheres que passaram a ter mais condições de se tornarem independentes e bem sucedidas.
Agora com os meios de comunicação em massa, que estimulam que elas corram ainda mais atrás de seus direitos e que tenham plena consciência de que podem se torna independentes com uma carreira e autonomia financeira. O que quer dizer que não há uma necessidade de viver subordinada ao marido ou companheiro.
Portanto uma mulher que possui uma carreira e faz seu próprio sustento se torna livre para escolher o que é realmente melhor para ela.
 
               Referencias:
·         Correa, Carla Regina: DISCURSO PROVERBIAL: REAFIRMAÇÃO DO PRECONCEITO CONTRA A MULHER? Carla Regina Correa. - Porto Alegre, janeiro de 2001. Pag. 7 a 10.
Dissertação (mestrado) Universidade do Rio Grande Do Sul, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário