Pesquisar neste blog

Você acredita que os movimentos sociais, de modo geral, podem contribuir para a inclusão social?

Movimentos Sociais



ONG ZACIMBA GABA (MOVIMENTO NEGRAS DE COLATINA E REGIÃO)

Breve história de Zacimba Gaba

Zacimba Gaba, princesa africana trazida para o Sapê do Norte no ES, para ser escrava. Quando seu Barão descobriu, a manteve trancafiada na casa grande. Zacimba foi trazida muito nova, mas soube esperar para se livrar dos abusos que sofria, junto com seus irmãos. Envenenamento foi sua arma, durante um longo período alimentou seu Senhor a conta gotas. Quando ele morreu, livrou seus irmãos e foi se aquilombar no meio da mata fechada do norte do estado do ES liderando várias revoltas e muitas vitórias para seu povo africano.

Há cerca de trezentos anos o fazendeiro português José Trancoso desembarcara no Porto de São Mateus, “com uma dúzia de negros de Angola na África, e “uma mocinha de feições finas e olhos esfumaçantes”, sem se dar conta que estava levando para a sua fazenda, aquela que seria uma das precursoras das lutas dos negros contra o regime cruel e desumano, que levou muitos Africanos a perderem sua honra, liberdade, pátria e até mesmo suas vidas, na região de São Mateus no Espírito Santo. Crescendo em absoluto sofrimento e sobrepujada pelas açoitadas dolorosas, amarrada ao tronco, Zacimba foi uma negra que se diferenciou entre os seus, por se tornar uma libertadora e líder de seu povo Africano…Escravizado. (Texto baseado na historia “Princesa, Escrava e Guerreira” do livro Os Últimos Zumbis de Maciel de Aguiar.)

Constitui a finalidade de promover a mais ampla interação entre mulheres de Colatina e região, bairros e municípios, visando a incentivar a participação de todas, nas lutas por direitos iguais, nos campos sociais, culturais, econômicos jurídicos:
a)      Promover encontros, seminários e debates, visando ao esclarecimento de problemas das mulheres;
b)      Desenvolver atividades nas áreas da educação, esportes, cultura e social, para a mulher;
c)      Estabelecer intercambio com entidades públicas ou privadas em âmbito nacional e internacional, para a concessão de seus objetivos;
d)     Lutar por melhores condições de vida, moradia, higiene, saúde e segurança da mulher;
e)      A prestação de serviços beneficentes de natureza filantrópica: projetos sociais, educacionais, culturais, esportivos, cursos profissionalizantes de modo a incentivar o aperfeiçoamento moral e intelectual de suas assistidas.

A representação do movimento abrangerá os seguintes municípios: Norte I: Colatina, Ecoporanga, barra de São Francisco, Mantenópolis, São Gabriel da Palha, Pancas Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, Santa Tereza, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, águia Branca, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Vila Valério. Norte II Linhares: Rio Bananal, Aracruz, Fundão, João Neiva, Soretama. Norte III: São Mateus, Mucuri, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Nova Esperança, Nova Venécia, Jaguaré, Porto Belo.

O Movimento de Mulheres Negras de Colatina e região não tem vínculo político partidário, nem adota nenhum crédito religioso, presta serviços gratuitos permanentes e, no cumprimento de seus objetivos, não dá distinção de clientela.

É constituído por número ilimitado de mulheres negras ou não negras que concordam com os objetivos da associação e que sensibilizem com a causa da mulher negra.



ONG CICLAVIDAS

Caracterizado como uma Organização Não Governamental – ONG – da sociedade civil organizada, criada em Colatina/ES, a CICLAVIDAS (cidadania, inclusão, cooperação, luta e aperfeiçoamento de vidas), tem como objetivo de proporcionar a população uma melhor qualidade de vida, resgatando valores e espaços importantes.

Nossa proposta é estimular e elaborar estudos e pesquisas, mantendo um banco de dados para de fonte de pesquisas dos diversos temas que dizem respeito a uma melhor qualidade de vida; à promoção e apoio de iniciativas de geração de renda em programas de economia solidária; à realização de ações que visem à reintegração social; à promoção e incentivo à defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente; ao patrocínio cultural e aos direitos humanos, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável.

O mundo moderno caminha na busca de uma vida melhor e requer uma convocatória dos cidadãos, no sentido de um trabalho coletivo.

A sociedade civil tem a responsabilidade de reforçar esta representação junto ao poder público. Afinal, o governo transcende ao gestor público. Governo somos todos nós: cidadãos e agentes públicos.






ASSOCIAÇÃO GRUPO ORGULHO, LIBERDADE E DIGNIDADE (GOLD)

Cujo o nome foi e fins foram aprovados em 14 de julho de 2005, data de sua fundação, é uma pessoa jurídica de direitos privado, sem fim lucrativos e com duração te tempo indeterminado, representando o Estado do Espírito Santo com sede e foro no município de Colatina/ ES, tendo o caráter democrático, informativo, mobilizador e assistencial é notadamente autônoma, não sendo vinculado a partidos políticos, grupos religiosos ou qualquer entidade.





PROJETO FLORESCENDO