Pesquisar neste blog

Você acredita que os movimentos sociais, de modo geral, podem contribuir para a inclusão social?

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Entrevista destaca aspectos da vida privada da presidenta e recebe críticas de ativistas do movimento de mulheres

(O Estado de S. Paulo/Fantástico) Entrevista exclusiva de Dilma Rousseff concedida ao programa Fantástico, da TV Globo, destacou, além de questões políticas como o combate à corrupção e a criação de um novo imposto para o financiamento da Saúde, diversos aspectos da vida privada da presidenta. Veja a seguir alguns trechos destacados pelas reportagens dos jornais Estadão e O Globo e as críticas de ativistas do movimento de mulheres:


A presidente (...) rejeitou o termo faxina para as ações contra desvio de dinheiro público. "Faxina você faz às 6h da manhã, e, às 8h, ela acabou. A atividade de controle do gasto público, na atividade presidencial, jamais se encerra", comparou.

"À pergunta sobre a fama de durona, disse que dá 'bronca meiga' e que, se o presidente fosse homem, não seria chamado de 'durão'. 'Tenho que achar que vai sair um pouco mais perfeito e que a gente vai conseguir. Se eu não fizer isso, eu não dou o exemplo e as coisas não saem.'
"Embora tenha chamado o cabeleireiro Celso Kamura para fazer o penteado e a maquiagem que exibiria no programa, Dilma contou que, no dia a dia, cuida sozinha do próprio visual. Disse estar bem de saúde e revelou que, depois de curada do câncer, faz revisões médicas a cada seis meses. 'A questão do câncer é resolvida quando se consegue detectar cedo', comentou."

"Dilma levou a equipe do programa para um tour pelo Alvorada e disse que seu ambiente favorito é a biblioteca. Tanto no Alvorada quanto no Planalto, porta-retratos com a mesma foto: o neto Gabriel usando uma camiseta com a inscrição 'Sou da vovó'."


"Sobre a vida no Palácio da Alvorada, Dilma contou usar apenas a parte de cima, onde, brincou, é preciso 'andar um quilômetro' para fazer um café à noite."

Nota de apoio à Presidenta Dilma Rousseff e de repúdio à entrevista da TV Globo
As participantes do Seminário "A Democratizaçao da Gestão Pública e Projeto Feminista - mais políticas, mais recursos", realizado de 11 a 13 de Setembro, em Brasília, pela Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) divulgaram nota pública com críticas ao jornalismo da Rede Globo em razão da maior parte das perguntas dirigidas pela jornalista Patrícia Poeta à presidenta em entrevista veiculada no programa Fantástico, no domingo (11). A seguir, trechos da nota:

"A presidenta Dilma, mulher com atuação política de longa data, se viu obrigada a responder perguntas medíocres e cretinas sobre sua aparência, hábitos pessoais….enfim, amenidades. (...) Seja como for, por incapacidade ou preconceito, o Fantástico foi indelicado, desrespeitoso e ofensivo à inteligência e capacidade da mulher, que, pela força do voto da maioria da população brasileira, ocupa o hoje o lugar de presidente." 


Fonte:

Acesso em 30 de set. de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário