Pesquisar neste blog

Você acredita que os movimentos sociais, de modo geral, podem contribuir para a inclusão social?

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Entidades do Movimento Negro se reúnem para debater calendário de lutas

Lívia Francez 
Diversas entidades e organizações do Movimento Negro no Estado se reuniram no sábado (26) em assembleia para debater propostas e políticas de promoção da igualdade racial no Estado. O evento já é considerado um marco na luta por igualdade, já que as entidades puderam discutir e referendar propostas formuladas que podem integrar o conjunto de leis capixaba. Além disso, as assembleias periódicas podem garantir a unidade entre as entidades que compõem o Movimento Negro no Estado e intensificar a luta contra o racismo no Estado.
A primeira mesa de debate do encontro teve o tema “Análise de conjuntura e o processo de institucionalização das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Espírito Santo” e nela foram apresentadas as propostas defendidas pelo Movimento Negro no Grupo de Trabalho (GT) criado pelo governador Renato Casagrande para o diálogo em torno de políticas de enfrentamento à desigualdade racial.
As entidades presentes no encontro referendaram as propostas de criação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Estadual da População Negra e se comprometeram com a mobilização em torno da defesa dessas propostas.
A segunda mesa debateu a “Organização e Calendário de lutas Unificado do Movimento Negro do Espírito Santo” e apurou a necessidade de garantir a unidade do Movimento e manter a mobilização das entidades no fortalecimento da luta contra o racismo no Estado.
Ao fim da mesa de debater foi lançado um plano de lutas, que contempla as principais bandeiras do Movimento Negro no Estado, dentre elas a defesa das cotas raciais na Ufes, dos territórios quilombolas, da diversidade religiosa, do enfrentamento da violência contra a mulher negra e da implementação da Lei Federal 10.639/03, contra o extermínio da juventude negra.

Fonte: http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=73612. Acesso em: 31 de maio de 2012. Postado por: Elaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário