PARABÉNS A TODAS AS MULHERES NEGRAS GUERREIRAS PELO SEU DIA E QUE ELE SEJA MARCADO PELA REFLEXÃO E LUTA PELA IGUALDADE NESTE MUNDO DESIGUAL, A LUTA SEGUE. E PRA QUEM NÃO SABE SOBRE O DIA É SÓ LÊ ABAIXO O RESTO DA MSG.
Por Latoya Guimarães
A 25 de julho de 1992 durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. As Mulheres Afro Latino Americanas e Caribenhas definiram que este dia seria o marco internacional da luta e resistência da mulher negra
O 25 de Julho é uma data demarcatória de identidades e trajetórias invisibilizadas, é a contestação o rompante com o mito da mulher universal. Somos mulheres negras e somos diferentes trazemos em seus corpos, alma e espiritualidade a dimensão de gênero e raça.
Nessa data queremos resgatar e reescrever nossa história, queremos falar de feminismo negro, queremos falar de nós mesmas de nosso cabelos, de nossas sexualidade, de nossas referências de nossos saberes e segredos herdados de nossas ancestrais e preservados por mulheres negras de coragem e auto- determinação.
O 25 de julho é um dia proposto para a sociedade, para o feminismo refletir as diferenças e as desigualdades entre as mulheres; um feminismo libertador para transformar as condições de vidas de todas as mulheres tem que se propor a trabalhar e valorizar as diferenças e combater as desigualdades entre as mulheres.
Nesse 25 de Julho nós negras jovens feministas, jovens feministas, saudamos as mulheres negras que no passado construíram o alicerce da luta negra feminista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário